De que são feitos os absorventes de pano?

Nossos absorventes de pano são feitos com tecido 100% algodão e 1 camada impermeável. O algodão evita alergias e é super confortável.
 

Qual a diferença entre os tipos e tamanhos?

Temos 2 tipos de absorventes – para fluxo leve e para fluxo intenso, e 5 tamanhos diferentes.
 
Fluxos leves: 
P - 15cm
M - 18cm
 
Ideais para quem tem pouco fluxo. Ótimos para o início ou final do ciclo, e uso em conjunto com coletor menstrual. Se assemelham a um protetor diário. Possuem 1 camada de recheio interno removível.
 
Fluxos intensos:
P - 18cm 
M - 21cm
G - 24cm
 
Ideais para quem tem fluxo moderado a intenso. Possuem camada impermeável, que evita vazamentos. Tem recheio interno fixo. (P e M possuem 3 recheios, G possui 4 recheios).
 

Quantas unidades preciso ter? De quanto em quanto tempo devo trocar?

Isso depende MUITO do seu fluxo!  Indico iniciar com um kit de 5 absorventes. Se tiver dúvidas de qual escolher, pode mandar um email para flordemaiobio@gmail.com ou mensagem para (71) 99338-6505. Sobre a troca, indicamos que seja feita em até 4h, por questões de higiene. Observe seu fluxo e veja a necessidade de troca para evitas vazamentos, respeitando sempre o período máximo de 4h.
 

Por que usar absorventes de pano?

- 12 mil toneladas de absorventes são descartadas todos os meses no Brasil e eles levam mais de 100 anos pra se decompor. O primeiro absorvente descartável produzido no Brasil, em 1930, ainda está aqui!
- Você vai usar mais ou menos 10mil absorventes descartáveis ao longo da sua vida!
- Você pode lavar e reutilizar seus absorventes de pano por até 6 anos! E o processo de lavar os absorventes de pano gasta menos água que a produção de plástico, tá?
- Os absorventes de pano são macios e muito confortáveis, um carinho para sua yoni!
- Eles não abafam, evitam alergias e deixam sua pele respirar, pois são feitos de algodão.
- Você terá cerca de 450 ciclos menstruais ao longo da vida e gastará mais ou menos R$6.000 em absorventes descartáveis que irão pros lixões e aterros.
- Os absorventes de pano não tem cloro, perfumes, derivados de petróleo e substâncias tóxicas ligadas a desequilíbrios hormonais. Nem substâncias que fazem seu endométrio descamar mais pra você ter que comprar mais absorventes...
- É possível sentir a sua menstruação do jeito que ela é! Ver as cores, cheiros, texturas...
- Você inicia um processo de reconexão consigo, de acolhimento e conhecimento dos seus ciclos.
 
 

Como lavar os absorventes?

O primeiro passo é molhar bem e apertar seu absorvente, para que o sangue dissolva na água e solte com mais facilidade. Você pode usar uma bacia, balde ou vasilha exclusiva para isso. Se você faz o ritual de plantar a lua, o sangue dissolvido já pode ser coletado e usado pra regar as plantinhas! Se depois do processo de espremer ainda tiver sangue no absorvente, indicamos deixar de molho em uma solução concentrada de água fria com sal. O sal dissolve o sangue bem mais rápido do que se você deixasse de molho na água pura.
 
Após o molho, é hora de lavar com sabão! Indicamos sempre a lavagem à mão e o uso do sabão de coco mais natural que você tiver acesso, para conservar melhor o tecido e evitar possíveis alergias causadas pelo sabão. Agora é só enxaguar bem, apertando até a água sair transparente, sem sangue nem sabão. Estenda no varal, de preferência exposto ao sol e vento (cuidado com insetos que possam pousar no absorvente). Os absorventes de pano, se limpos corretamente, são super higiênicos e podem durar vários anos. 
 

 DICAS: 

- A lavagem deve ser feita sempre com um sabão de coco, o mais natural possível. Você deve lavar sempre com água fria, pois a água quente danifica o tecido e fixa as manchas de sangue!
 
- Caso ache necessário deixar de molho, pode acrescentar sal ou bicarbonato de sódio na água, que ajuda a “amolecer” as manchinhas de sangue. Mas saiba que o sangue não é sujeira, é um pigmento lindo e intenso!
 
- Você pode deixar seus abs quarando no sol com o sabão de coco, como ensinado pelas nossas ancestrais! Caso as manchas fixem com o passar do tempo de uso, experimente deixar de molho com algumas gotas de água oxigenada em cima.
 
- Sempre aperte bem o absorvente, espremendo pra que ele solte todo sangue e líquidos de dentro! Aperte, não torça.
 
- Nunca use água sanitária, cloro ou amaciante nos seus abs e evite usar sabão em pó.
 
- Pode lavar na máquina, mas lembre de tirar o excesso de sangue antes. Coloque num saquinho para lavagem de peças delicadas.
 
- Deixe secando ao sol e, se quiser, pode passar a ferro levemente antes de usar. Nossos absorventes de pano são feitos de 100% algodão e não tem problema passar.
 
- Guarde sempre numa bolsinha exclusiva pra eles até o ciclo seguinte e pronto! Veja seus abs te acompanharem por até 6 anos ou mais.
 
Bônus: Como escolher o sabão de coco? Três critérios que eu uso: não deve conter soda cáustica, deve ter o mínimo de ingredientes possível e o primeiro ingrediente deve ser “óleo vegetal” ou “óleo de coco”.
 
Confira esse post com dicas incríveis de lavagem: https://www.instagram.com/p/CFQCG1aF5zV